domingo, 25 de maio de 2008

Palmas e Prêmios em Cannes


Palmas ao nosso cinema, eles merecem e nós temos que dar as nossas palmas pra eles, que isso vale tanto quanto, ou mais, que uma e singular palma de ouro de cannes. Porque apesar de não termos a recebido, visto que a palma de ouro ficou com o filme francês "Entre les murs" (ou "Entre paredes", numa tradução livre) fizemos uma belissíma passagem por cannes este ano.

Abertura do festival foi com o filme de Fernando Meireles, Blindness - Ensaio sobre cegueira (adaptação da obra do português José Saramago) que dividiu os críticos, mas que a principio veio com uma boa visão, filme que espero muito por ver.

O filme de Walter Salles "Linha de Passe" concorreu em algumas das categorias principais do festival, inclusive a palma de ouro, mas não levou. E ainda o já conhecido em terras hollywoodianas, Rodrigo Santoro, marcou sua presença, por ter participado no longa, em dobro, "Che"de Steven Soderbergh, que tende a fazer história, onde ele atua como Raul Castro.

No final da premiação, que foi feita neste domingo, o premio de melhor atriz foi para a paulista Sandra Corvelon, que atuou no filme "Linha de passe". E não foi qualquer juri que participou da votação não, entre outras personalidades contava com Sean Penn, Alfonso Cuaron, Natalie Portman. A Brasileira fez bonito cravando seu nome na história dessa grande festa do cinema mundial, que por sinal é muito mais mundial que o Oscar que só tem olhares para o mercado de Hollywood, em geral.

E para iluminar mais ainda os latinos, o porto-riquenho Benicio Del Toro, ganhou o prêmio de melhor ator fazendo o papel de Che Guevara, no longa dividido em duas partes "Che", e na hora de de agradecer fez questão de homenagear o grande guerrilheiro que o próprio interpretou.

Realmente é muito bom perceber o reconhecimento da arte e do cinema Brasileiro, e Latino-americano, dentro de um mercado que normalmente é tão voltado aos paises europeus e aos estadunidenses, que diga-se de passagem não fosse o genial Clint Eastwood, teriam passado praticamente batido na premiação deste ano.

Mas nossos cinemas infelizmente estarão sempre lotados com suas produções o que faz com que acabem esquecendo de serem mostradas as outras visões cinematográficas espalahadas pelo mundo todo e nos fechando em cima de uma única fonte.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Leia pausadamente no dialéto de Catano Veloso.
Este seu blog é uma coisa linda, eu leio uma coisa hoje, e sei lá o que vou ler a semana que vem. Não é mesmo!